De acordo com fontes, a proibição está prestes a entrar em vigor em todas as jurisdições neste mês de março. A proibição seria anunciada no momento em que os termos de pesquisa do google para “Criptomoedas” e “ICO” estão caindo.Em fevereiro, o jornal The Times of Israel informou que o Canadá e outras agências de aplicação da lei estavam esperando que o Google seguisse o Facebook e decrete uma proibição semelhante.
“O que aconteceu foi que a Força-Tarefa de Opções Binárias do Canadá, bem como o FBI explicaram ao Facebook quais eram as preocupações e que esses tipos de anúncios levam as pessoas a se tornarem vítimas. Conversamos com o Google e tivemos discussões semelhantes e esperamos que eles tomem medidas semelhantes”, disse Jason Roy, investigador da Comissão de Valores Mobiliários de Manitoba e presidente da Força-Tarefa de Opções Binárias do Canadá, ao The Times of Israel.Em janeiro, o Facebook anunciou sua decisão de proibir todos os anúncios que promovam criptomoedas e ICOs.
Na sua nova política de publicidade, o Facebook declarou que proibirá anúncios que “promovam produtos e serviços financeiros que são freqüentemente associados a práticas promocionais enganosas”.
Os especialistas em mídia Blockchain apoiaram a decisão do Facebook como “isso é bom para a indústria no longo prazo”. “A capacidade de promover as ICO potencialmente prejudiciais com anúncios em que o público em geral possa ser enganado prejudicaria as ICOs como um todo”, disse Margaux Avedisian, vice-presidente executivo da Transform Group, uma empresa de relações públicas com sede nos Estados Unidos, com foco em empresas blockchain.
No entanto, a amplitude da política do Facebook inclui qualquer coisa com a palavra cripto, o que significa que empresas, editores que desejam compartilhar materiais educacionais, serviços de consultoria, notícias também estão sob essas restrições. A Draper University não conseguiu compartilhar anúncios sobre seus cursos em criptomoedas, algo sem relação com fraudes das ICOs.