Como parte do Plano de Transformação do Carrefour de 2022, a blockchain será implantada em oito de seus setores alimentares, tendo já sido aplicada na sua gama premium de frango. Os clientes poderão usar seus smartphones para verificar o código QR que estará no rótulo do produto.
L’innovation au service de la #TransitionAlimentaire : @CarrefourFrance lance la 1ère #blockchain alimentaire d'Europe ! https://t.co/Wg8plptov5 pic.twitter.com/nzCgAPOI7xA rede francesa de supermercados afirma que isso permitirá uma maior transparência para que os consumidores permitindo que rastreiem as origens dos alimentos. Cada “participante” na cadeia de fornecimento terá que fornecer informações sobre o produto final. Para o frango, isso inclui onde o animal foi criado, de que foi alimentado, se já foi tratado com antibióticos, bem como a data do abate.
— Carrefour (@GroupeCarrefour) March 6, 2018
Preocupado com a crescente concorrência da Amazon, o Carrefour anunciou em janeiro que estaria investindo US $ 4,3 bilhões no setor de compras on-line nos próximos cinco anos e cortaria 2.400 postos de trabalho, principalmente de sua sede no subúrbio parisiense de Boulogne-Billancourt. Fundada em 1958, o Carrefour é uma das maiores cadeias de hipermercados do mundo.
Embora predominantemente focado na França, a empresa também opera lojas em países europeus como a Bélgica e a Espanha, bem como em alguns países da Ásia, África e América do Sul.
Em seu site, o Carrefour reivindica a venda de um milhão de unidades de seu frango premium Auvergne. O supermercado também procura expandir o uso da blockchain para outras áreas, como queijo, salmão, ovos, laranjas, tomates, carne picada e leite até o final do ano.